A Microsoft comunicou seus usuários que, a partir de 16 de setembro de 2024, descontinuou a autenticação básica em seus provedores de e-mail (hotmail e outlook). Com isso, clientes de e-mail (sistemas que enviam e recebem e-mails), não conseguem mais conectar-se aos servidores da Microsoft utilizando apenas o nome de usuário e a senha do e-mail.
Foi adotado um método de autenticação moderno, chamado OAuth2, que envolve a obtenção de um token de acesso e um código de identificação do cliente.
O motivo alegado pela empresa é a segurança; segundo a Microsoft, os usuários devem adotar o Microsoft Outlook para enviar e receber e-mails, ou contratar suas ferramentas pagas capazes de realizar a autenticação moderna. Com isso, fica claro que a intenção da empresa também é lucrar com o tráfego de e-mails gerado por clientes de terceiros.
Acesse aqui o comunicado da Microsoft.
Como o Gestor é um cliente de terceiros, quando você tentar enviar ou receber um e-mail dos provedores da Microsoft, receberá uma mensagem de erro, como esta:
O erro retornado pela Microsoft diz: "Authentication unsuccessful, basic authentication is disabled." Ou seja, o Gestor não conseguiu permissão para se conectar ao servidor de e-mail porque a autenticação básica está desabilitada.
O primeiro passo é habilitar a autenticação de dois fatores (MFA) na conta de e-mail.
Após isso, é necessário criar uma conta Azure vinculada à conta de e-mail. Azure é uma plataforma de nuvem da Microsoft que oferece produtos e serviços para ajudar empresas e usuários a criar, gerenciar e implantar aplicativos. Dessa forma, você vai criar um aplicativo na nuvem que possuirá as credenciais necessárias para autenticar a conexão com o provedor. Consulte os manuais da Microsoft para saber como fazer isso.
Embora abrir uma conta da Azure seja gratuito, para que seu aplicativo funcione é necessário pagar uma assinatura (subscription) ou ter céditos para utilizar sob demanda (as-you-go). Para criar uma conta, é obrigatório inserir os dados de cartão de crédito, que servirá como meio principal de pagamento.
Assim que a conta for criada, você receberá U$ 200 (duzentos dólares) em créditos para utilizar nos primeiros 30 dias. Após esse período, os créditos são zerados, e você poderá escolher como deseja continuar utilizando os serviços Azure: com uma assinatura, ou sob demanda. Embora não tenha uma tabela de preços, é possível estimar o valor que você pagará com uma calculadora oferecida no site da Azure.
Com a ajuda de um consultor da Azure, chegamos a um valor médio de U$ 0,40 (quarenta centavos de dólar) para cada e-mail envidado ou recebido, com a cobrança sob demanda.
Gestor \ Configurações
Escrito por Rafael de Oliveira e revisado por Rafael de Oliveira em 19/12/2024.
O que fazer para solucionar a mensagem autenticação do tipo password falhou para usuário "us_gestor"
Configurar gmail e Outlook com senha aplicativo (autenticação de dois fatores)
Falha no envio de emails (vários módulos do sistema)
Aplicativo Bloqueado Fornecedor Desconhecido
Exportar e importar personalizações das grades de consultas por usuário
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