Conforme Certisign, empresa emissora de certificados digitais, certificado emitidos a partir de 21/01/2017 deverão possuir três novas cadeiras certificados.
1.Acessar o site da Certisgn e ir na aba de "Atendimendo e Suporte":
2. Ir em Downloads, clicar em "Hierarquias da certificação" e selecionar "SINCOR RFB":
3. Baixar as novas cadeias para certificados emitidos apartir de 21/01/2017:
1. Clicar em "Instalar Certificado..."
2. Selecione no Local do Repositório: "Usuário Atual".
3. Escolher a opção "Colocar todos os certificado, Clicar em Procurar e Autoridades de Certificação".
No dia 15/04/2020, o sefaz atualizou as cadeias de certificados, sendo assim, se mesmo com os procedimentos acima não funcionar, instalar os seguintes certificados. (ISRG Root X1) e (Let's e Encrypt Authority X3) que devem ser baixado do seguinte link: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/informe.aspx?ehCTG=false&Informe=8MgXQcDN+sw=
Segue abaixo nota da Receita Federal do Brasil
15/04/2020 - Mudança na cadeia de certificados
O certificado digital do endereço www.nfe.fazenda.gov.br foi alterado. Se o usuário estiver com problema para usar os serviços disponíveis neste endereço, pode ser em função da cadeia de certificado. Assim, orientamos baixar e instalar a cadeia de certificados ISRG Root X1 Let's e Encrypt Authority X3.Caso apareça o erro : "Erro ao baixar XML Loja 1 da SEFAZ. Msg.Original:Ocorreu algo inesperado ao realizar a Manifestação da NF-e. Erro manifesto da NF-e. Msg.Original: Erro: Root element is missing. XML: Response: The underlying connection was closed: Could not establish trust relationship for the SSL/TLS secure channel. The remote certificate is invalid according to the validation procedure."
Para resolver este problema, instale o certificado auto-assinado do Windows SBS (Microsoft Windows Small Business Server) 2003 no computador cliente. Para fazer isto, execute as seguintes etapas:
No Windows Internet Explorer entre no seguinte endereço: https://www.nfe.fazenda.gov.br/NFeRecepcaoEvento4/NFeRecepcaoEvento4.asmx , clique em Continuar neste site (não recomendado).
Caso faça esse procedimento e mesmo assim o certificado não instale corretamente entre em contato com o suporte do certificado no telefone 0300-7892378 opção 4.
Gestor \ Documento eletrônico (MDE)
Escrito por Rafael Warmling e revisado por Diego Gonçalves em 21/12/2024.
Desativar Atualizações Automáticas Cadeia Certificadoras
Não foi possível criar um canal seguro para SSL/TLS (Certificado A1 / A3)
Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS
Como solucionar o problema de conexão subjacente (TLS) ao usar o MDE no Windows
Instalação do certificado e configurações do MDE para emissão de NFe
Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/164