Produção automática de receitas

O Market Gestor permite agendar a produção automática de determinados produtos (receitas) cujo saldo ficou negativo, mantendo o saldo em zero ou próximo de zero (positivo).

Para configurar, siga os passos abaixo:

1. Habilite a receita para produção automática

Acesse Estoque -> Produzir -> Produção/receita -> Manutenção, entre no cadastro da receita e marque a opção Habilitar esta receita para produção automática a partir do controle do saldo do produto. Clique Gravar.

 

Também é possível habilitar esta opção na manutenção de dados de produtos (Estoque -> Produto -> Diversas rotinas -> Manutenção geral dos produtos), utilizando no campo Atributo "Receita será produzida automaticamente quando saldo ficar negativo".

2. Agende o processo automático (suporte Market)

Acesse Sistema -> Parâmetros -> Agendamento de rotinas, e crie um novo agendamento conforme abaixo:

Descrição: PRODUCAO AUTOMATICA
Tipo de ferramenta: SQL
Prioridade: ALTA
Parâmetros / SQL: select movimento.fn_produzir_receitas_automatico()
Horário: preferencialmente de madrugada, distante de outros processos

 

 

Opção para executar manualmente

Você pode executar a produção automática a qualquer momento acessando Estoque -> Produzir -> Produção/receita -> Produção automática.

 

Consulta de produção automática

Acesse Estoque -> Produzir -> Consulta -> Consulta Produção Automática.

 

ATENÇÃO!

É necessário que as vendas do dia estejam encerradas na Frente de Caixa para que seja possível produzir as receitas automaticamente, ajustando o saldo naquele dia.

Para mais detalhes sobre esse encerramento, acesse o artigo abaixo:

https://help.market.com.br/supervisor/index.html?conferencia_de_venda.htm


Gestor \ Produção

Escrito por Rafael de Oliveira e revisado por Rafael de Oliveira em 04/10/2026.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/1021