Um e-commerce pode ser, por exemplo, um site, iFood, Mercado Livre, dentre outros. Para cada um desses será necessário efetuar o seu cadastro no sistema seguindo os passos:
Acesse o menu Cadastros -> Financeiro -> Planos de pagamentos e cadastre um plano de pagamento para cada forma de pagamento no e-commerce, habilitando o atributo Aceito no e-commerce. Veja um exemplo abaixo:
Acesse o menu Cadastros -> Base -> Supervisor e cadastre um supervisor para as vendas desse e-commerce.
Conforme indicado na imagem abaixo, acesse a aba E-commerce e cadastre os planos de pagamento que o e-commerce vai utilizar em cada loja.
Note também que temos a opção de informar uma Pauta de preços; se desejar controlar os preços por meio de uma pauta de preços informe ela, caso contrário o sistema irá utilizar o preço da loja.
Se for utilizar pautas de preços, antes habilite o e-commerce no cadastro dela, conforme imagem abaixo:
Acesse o menu Cadastros -> Base -> Vendedor -> Manutenção cadastre o e-commerce como vendedor, e vincule o supervisor cadastrado no item acima.
Agora habilite a opção indicada na imagem abaixo:
Nesse ponto o e-commerce já está pronto para a integração.
Alguns tipos de e-commerce permitem uma integração diferenciada com cada cliente; para esses casos temos esse passo adicional:
Acesse o menu Cadastros -> Base -> Clientes -> Manutenção e abra a aba E-commerce conforme indicado na imagem abaixo:
Aqui temos a opção de adicionar uma regra para o cliente se necessário, caso não se informe o sistema utilizará o que foi configurado no supervisor do e-commerce.
Há duas configurações possíveis:
Após as configurações acima, ative os produtos que poderão ser vendidos via e-commerce e altere o seu nome se necessário, para saber mais sobre como fazer isso clique aqui.
Os pedidos feitos pelo e-commerce serão gerenciados pelo módulo de orçamentos do sistema Market Gestor. Sendo assim, quando falamos em código do orçamento será o mesmo que código do pedido. No módulo de orçamento temos duas formas de separação e finalização:
Para separar use o relatório no menu "Orçamento -> Listagem -> Venda orçamento", suas opções podem ser alteradas conforme sua necessidade mas uma sugestão está abaixo:
Após a separação o pedido pode ser finalizado emitindo sua nota fiscal no menu "Orçamento -> Nota fiscal de orçamento".
Para separar as mercadorias sigam o seguinte passo:
6.2.1-Pressione a tecla "Orçamento/Cheque" na tela de venda sem cupom fiscal aberto, isso vai abrir a tela de exemplo abaixo:
6.2.2-Nessa tela digite o código do orçamento ou pressione "+" ou "Orçamento/Cheque" para abrir a consulta dos orçamentos em aberto e selecionar o desejado.
6.2.3-Das opções apresentadas abaixo, escolha a opção "[2] Imprimir gerencial":
6.2.4-Após a separação para finalizar o pedido siga os mesmos passos anteriores, só que ao final escolha a opção "[1] Cupom fiscal"
Um pedido nessa situação pendente pode ser cancelado de duas formas .. pelo E-commerce ou manualmente acessando o Market Gestor no menu "Orçamento -> Normal -> Manutenção" ( basta clicar em Aplicar, selecionar o orçamento e usar a opção Cancelar)
No caso de já se ter emitido uma nota fiscal ou cupom fiscal, esse processo só pode ser feito acessando o menu "Orçamento -> Cancelamento -> Nota fiscal e/ou orçamento" no sistema Market Gestor.
Gestor \ E-commerce
Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Hariel de Souza em 21/12/2024.
Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/595