Sugestões de compras e automatização no lançamento dos pedidos
O sistema Market Gestor apresenta sugestões de compra automaticamente, estes dados podem ser visualizados por fornecedor ( De quem eu preciso comprar? ) ou por produto ( O que eu preciso comprar?).
Essas sugestões utilizam como base previsões de venda, atualizadas automaticamente, e pequenas configurações no cadastro do produto. Vamos analisar o que deve ser informado em cada produto que terá o seu processo de compra automatizado:
Cadastro
No cadastro do produto ( menu: Estoque -> Produto -> Manutenção), na aba indicada na imagem abaixo, informe os seguintes dados:

- Local das compras: O local de compra indica onde a mercadoria será entregue pelo fornecedor. Ele pode ter 4 tipos:
- NENHUM: Nesse caso o pedido será inteiramente manual e não haverá sugestões de compras nesse caso.
- CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO: Indica que toda a necessidade das lojas devem ser computadas e compradas pela central de distribuição do produto, observando o saldo já existente na central de distribuição. Nesse caso a mercadoria será entregue na central.
- LOJAS: Indica que todo o processo será feito pela loja, ela fará o pedido e a mercadoria deve ser entregue na mesma. Nesse caso não será utilizado o saldo da central na análise de necessidade.
- CROSSDOCKING: Indica que a análise de necessidade será feita com base no saldo da loja, cada loja pode ter uma configuração própria, mas ao final será feito um único pedido pela central de distribuição do produto com a necessidade total das lojas. Nesse caso o saldo da central não é considerado, mas a mercadoria será entregue na central no processo de cross docking, com separação direta para as lojas.
- Tp.Revisão: Tipo do sistema de revisão dos níveis de estoque. Escolha o tipo mais adequado a sua negociação com o fornecedor e com a variação de demanda do produto. Os tipos possíveis são:
- Sistema de revisão contínua: As principais características desse sistema é o acompanhamento contínuo dos níveis de estoque e a existência de um ponto de ressuprimento, que funciona como um gatilho para que novos pedidos de reposição sejam feitos. Assim que o nível de estoque passa a estar abaixo desse ponto, o sistema sabe que um novo pedido de reposição de tamanho fixo precisa ser feito. Por exemplo, esse tipo pode ser utilizado por fornecedores com pedidos EDI (Troca eletrônica de dados). Para saber mais sobre esse sistema clique aqui.
- Sistema de revisão periódica: A principal característica desse sistema é que os níveis de estoque são verificados levando em conta a frequência de visitas do fornecedor. Ao fazer essa verificação, o tamanho da sugestão de compras é definido visando atingir um determinado nível de estoque alvo, necessário para suportar a demanda até a próxima visita. Para saber mais sobre esse sistema clique aqui.
- Sistema de revisão Sazonal: Este tipo de sistema é recomendado para produtos com alto grau de sazonalidade. ( Em desenvolvimento)
- Qtd.Lote Compra: Quantidade unitária do lote de compra, é utilizado somente no sistema de revisão contínua. Esta será a quantidade fixa de compra que será utilizada quando o nível de estoque chegar ao ponto de ressuprimento.
- Nível Serviço: Nível de serviço desejado. Este indicador será utilizado para calcular o estoque de segurança. Uma característica importante do estoque de segurança é que quanto maior o desvio padrão apresentado pela previsão e maior o nível de serviço, maior será o estoque de segurança. Para saber mais sobre esse assunto clique aqui.
- Divisão: Divisão das mercadorias do fornecedor base para as sugestões de compra. Da divisão o sistema obterá informações importantes como o comprador, fornecedor, prazo de entrega.
- Remover Promo.: Remover promoções das análises de demanda. Dias promocionais podem gerar uma grande distorção na previsão de venda do produto, por esse motivo o sistema trata as vendas promocionais separadamente, do mesmo modo ao analisar a previsão de venda essa separação também é feita. Mas caso o produto tenha como característica ser vendido em campanhas promocionais na maioria de seus dias, desmarque essa opção.
- Qt.Est.Max.: Quantidade máxima de estoque. Este é um parâmetro de segurança, para evitar lotação do espaço físico da loja. É utilizado junto com o sistema de revisão periódica. No momento da compra o sistema não deixará que a sugestão de compra + o estoque atual da loja ultrapasse essa quantidade máxima.
Alguns campos são somente informativos:
- IR: Intervalo de ressuprimento. No sistema de revisão contínua indica quantos dias o lote de compra vai demorar para ser consumido e no sistema de revisão periódica é igual a frequência de visitas do fornecedor. Utilize este indicador para fazer ajustes no lote de compra.
- Previsão: Previsão de venda diária para os próximos dias.
- Prazo Ent.: Prazo de entrega do pedido. Esta informação é buscada primariamente na divisão informada e caso a divisão não tenha essa informação o sistema busca no cadastro do fornecedor.
- Freq.Visita: Frequência de visita do representante do fornecedor. Esta informação é buscada primariamente na divisão informada e caso a divisão não tenha essa informação o sistema busca no cadastro do fornecedor.
- Pedido Base: Registro do pedido pré-negociado contendo os custos dos produtos do fornecedor. Esta informação é opcional, mas se for informado o pedido gerado automaticamente utilizará o custo desse pedido nos produtos. Esta informação é buscada primariamente na divisão informada e caso a divisão não tenha essa informação o sistema busca no cadastro do fornecedor.
Para alterar vários produtos ao mesmo tempo utilize o menu "Estoque -> Pedidos -> Sugestões de compra -> Configuração da sugestão de compra", nessa consulta também é possível gerencial como está a configuração atual das sugestões de compra.
Sugestão de compra
As sugestões de compra podem ser apresentadas de duas formas, por fornecedor ou por produto.
Primeiro no menu "Estoque -> Pedidos -> Sugestões de compra -> Por fornecedor" somos informados dos fornecedores com itens pendentes de serem comprados. Para ver os itens do produto e dar continuidade com o pedido automático, selecione o fornecedor e clique na opção "Abrir sugestão de pedido". Note um exemplo abaixo:

A continuidade dessa consulta é a sugestão de compra por produto, mencionada no item abaixo.
Segundo no menu "Estoque -> Pedidos -> Sugestões de compra -> Por produto" será onde vamos selecionar os produtos, ajustar as quantidades, custo e gerar o pedido automaticamente.

Para gerar o pedido de forma automática siga seguintes passos:
- Selecione os produtos
- Confira as quantidades nos campos em azul e se necessário faça ajustes:
- UC: Unidade de compra
- Qt.Compra UC: Quantidade da unidade de compra selecionada
- Confira o custo nos campos em amarelo e se necessário faça ajustes:
- Vl.Custo un: Valor do custo unitário
- Calc.: Abra a formação do custo com mais detalhes
- Vl.Custo: Valor do custo total do item
- Clique na opção "Gerar pedido"
O processo acima é o suficiente para gerar o pedido automaticamente.
Ajuste fino na sugestão
Caso tenha dúvidas sobre como o sistema chegou na sugestão de compra ou queira fazer alguns ajustes nas configurações do produto, utilize a opção "[F3] Sugestão de compra".
Conforme o exemplo abaixo, note que podemos fazer algumas alterações no cadastro do fornecedor ou do produto e verificar na hora como vai ficar a sugestão de compra.
