Ao processar o xml a tela de entrada de mercadoria fica com um aviso de que os valores não estão corretos.
O valor do IPI foi incluído na base de cálculo do crédito de ICMS.
Em alguns casos ao processar entradas do tipo embalagem o fornecedor pode adicionar o valor do IPI na base de cálculo do crédito de ICMS, conforme o exemplo abaixo:
O IPI deve compor a Base de cálculo do ICMS quando o produto for destinado para uso ou consumo. Se esse for o caso apenas abra o cadastro do produto e informe esse tipo no campo indicado na imagem abaixo:
Caso o tipo do produto estiver como EMBALAGEM, conforme o exemplo abaixo, existe um atributo que deve ser habilitado nesse caso:
Na aba DADOS FISCAIS, habilite o atributo Embalagem sem aproveitamento do crédito de ICMS conforme indicado na imagem em anexo:
Nessas duas opções acima o sistema não irá se creditar do ICMS desse item, visto que ele não tem como destino a venda. Esse foi o mesmo entendimento do fornecedor ao emitir essa nota fiscal.
Caso o adquirente entenda que esse produto será utilizado em processo de produção (por exemplo), ou para revenda, o IPI não deverá compor a base de cálculo do ICMS, devendo o adquirente informar o fornecedor antecipadamente para que a Nota Fiscal seja emitida corretamente.
Caso o adquirente queira fazer o crédito do ICMS integral, inclusive sobre o IPI, estaria errado. Mas caso ele queira processar esta nota fiscal mesmo assim, deve ser utilizado a entrada manual.
Gestor \ Entrada
Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Josué Diniz Lourenço em 01/04/2025.
Como zerar valores de custo e de venda de produtos sem vendas e sem saldo
Espaço insuficiente de armazenamento para processar este comando - Como resolver?
Algumas quebras não estão aparecendo na Curva ABC, como mostrar todas as quebras?
Como processar a entrada de mercadoria com origem de industrialização por encomenda
Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/731