Bloquear movimentos financeiros retroativos é estipular uma data limite e não deixar alterar/baixar de forma retroativa (mudar a data de execução da ação para trás) com data igual ou inferior a estipulada , exemplo:
Estamos no dia 10/08/2022 e você definiu a data para bloquear como: 05/08/2022, a partir deste momento, se você por exemplo tentar realizar uma liquidação de título hoje (10/08/2022) do contas a receber e colocar como data da baixa 05/08/2022 ou inferior, o sistema irá bloquear, pois você definiu uma data de bloqueio (05/08/2022) para lançamentos retroativos, neste caso só será permitido baixar com data de baixa superior a 05/08/2022.
* A ferramenta também engloba o módulo pagar, estornos de títulos e conciliação de movimentos bancários.
Esta funcionalidade se encontra em: Cadastros -> Financeiro -> Bloquear movimentos retroativos
Note que a primeira informação que a tela nos traz é a Situação atual. Ela indica se o financeiro está liberado para realizar movimentações retroativas ou está bloqueado.
Logo abaixo encontra-se a opção de estipular a data de bloqueio e confirmar a ação. (Deve-se estipular a data que você queira conforme estudos acima).
Em seguida a um campo para pesquisa por data de bloqueio/desbloqueio do financeiro, note que toda movimentação realizada é armazenada no banco de dados e é mostrada no grid logo abaixo.
Gestor \ Geral
Escrito por Luiz e revisado por Hallan Serafim Pagani em 21/12/2024.
Como bloquear produtos marcados como suspeito para não fazer requisições?
[Bloquear movimentações] - Cliente com pendências financeiras
Expurgar cadastros de clientes/fornecedores e movimentos financeiros antigos
Gerando arquivos financeiros contábeis - RECEBER
Gerando arquivos financeiros contábeis - PAGAR
[Venda para Órgão Público] - Retenção do imposto de renda retido na fonte (IRRF)
Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/718