Como processar as entradas de trocas dos fornecedores?

Alguns fornecedores ao realizar algumas trocas de mercadorias, emitem "notas de trocas de produtos  " e não aceitam notas de devolução do mercado. Importante mencionar que essas notas não tem previsão legal para serem emitidas, mas diversos fornecedores insistem em manter essa prática.

O procedimento correto seria o mercado emitir uma NF de devolução dos itens, e o fornecedor refaturar a nota fiscal como NF de venda normal contendo os itens que foram substituídos.

Mas quando ocorre esse problema com os nossos clientes, orientamos que seja dado entrada nessa "NF de troca", no entanto ela entra como uma "bonificação" porque não se está pagando por esses produtos. Posteriormente, os itens impróprios orientamos que seja feito baixa por deterioração.

Este é um problema que só traz transtorno para o mercado, o sistema Market Gestor procurou automatizar esse processo para diminuir seu trabalho. Segue abaixo os passos para processar estas entradas e lançar como quebra:

  1. Confira se no cadastro do CFOP (menu: Cadastros -> Fiscal -> CFOP) da nota fiscal a movimentação está como 92. Confira o exemplo abaixo:
  2. Processe a entrada no menu "Estoque -> Entradas -> Eletrônica" e habilite a opção "Gerar quebra dos itens recebidos como troca" conforme o exemplo abaixo:
  3. Confirme a entrada (menu: Estoque -> Entradas -> Confirmar entrada), após a confirmação o sistema vai informar o código da saída que foi gerado automaticamente.
  4. No menu "Estoque -> Movimentações internas -> Manutenção"  informe a movimentação 15, selecione a saída gerada automaticamente e emita a nota fiscal.

 

 


Gestor \ Entrada

Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Josué Diniz Lourenço em 20/12/2024.


Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/447