Uma das partes obrigatórias para a emissão fiscal é a série da NFe que segue um padrão definido pela Secretaria da Fazenda. A série da NFe auxilia no controle das emissões de notas e identificação do tipo de emissão. A numeração sequencial segue uma série de normas e padrões pré-estabelecidos e é de extrema importância que os contribuintes estejam por dentro delas.
A série da NFe é um número sequencial que define a numeração da nota e no caso de empresas que utilizam mais de uma série facilita a identificação do grupo de notas a que pertence tal série.
Dessa forma a série da nota serve para controle das emissões e identificação do modo de emissão. Atualmente abriu-se a possibilidade (por LEI) de existirem números de séries distintos ao mesmo tempo para a emissão de notas, facilitando o controle das emissões.
Como dito anteriormente, foi dada a permissão a partir do Ajuste SINIEF 08/09 para a utilização de dois ou mais números de séries distintos paralelamente. Ou seja, é possível um número de série para cada tipo de operação, por exemplo, série 1 para notas de entrada e série 2 para notas de saídas.
No sistema Market Gestor para alterar a série é muito simples, basta entrar no cadastro da loja acessando o menu Cadastros -> Lojas -> Manutenção e ir de encontro a aba Modelo/Série, conforme imagem listada abaixo:
Clicando no botão ADICIONAR uma nova linha será apresentada, podendo definir as novas informações, tais como Modelo, Serie, Formulário e Ativação. Conforme exemplo abaixo:
Vale ressaltar que a série, de acordo com a secretaria da fazenda, pode ir de 1 a 999. Porém as séries de 890 a 899 e 900 à 999 são de uso exclusivo da SEFAZ e o sistema não deixará serem acrescentadas.
Para fazer a ativação definitiva desta nova série, deve-se então acessar o menu Cadastros -> Fiscal -> Modelo/série -> Grupo modelo/série e defini-la na seguinte tela:
Vale ressaltar que por padrão o último número de série cadastrado é o que será apresentado no momento da emissão de uma nova nota. E para alterá-lo, quando existir mais de um número ativo, basta selecionar a opção conforme abaixo:
Gestor \ Nota fiscal
Escrito por Matheus Leandro Ferreira e revisado por Hariel de Souza em 21/12/2024.
Configurar Modelo e Série de Nota Fiscal de Saídas
Como unificar orçamentos para emissão de apenas uma nota fiscal?
Nota de devolução ao fornecedor
Autorização para Download das notas fiscais
Nova validação nas movimentações fiscais (Emissão de NOTA)
Quais as regras para a mensagem de consumo indevido da SEFAZ ao baixar as notas fiscais recebidas?
Link público: www.conhecimento.market.com.br/artigo/262