O programa Inicia Dia está demorando para concluir todos os seus processos
Sintomas
Ao iniciar os trabalhos do dia o executável IniciaEstatisticaLoja.exe ainda está aberto. As estatísticas não foram processadas.
Causa
Falta da manutenção na base de dados ou limitações do servidor.
Os procedimentos a seguir devem ser suficientes para eliminar a demora:
- Atualize o sistema Market Gestor.
- No menu "Sistema -> Parâmetros -> Gerais (Ctrl+Alt+P)", altere o parâmetro da "Curva ABC" indicado na imagem abaixo para 30 dias:
- Caso o cliente tenha o Market Serviço instalado: Confira no menu "Sistema -> Parâmetros -> Agendamento de rotinas" se os processos de manutenção na base estão sendo rodados e se não existe algum processo agendado no servidor para ser executado durante a madrugada, este processo pode estar concorrendo com os processos que o Market Serviço vai executar.
- Realize este passo somente se o cliente não tiver o Market Serviço instalado em seu servidor: Abra as tarefas agendadas do servidor de aplicativo e nos parâmetros do programa inicia dia informe "N" no final, conforme indica a imagem abaixo:
- Realize este passo somente se o cliente não tiver o Market Serviço instalado em seu servidor: Confira entre as tarefas agendadas se existe algum processo de backup ou manutenção da base de dados entre o período da 01:00 hora à 06:00, se existir agende para outro horário.
- Realize este passo somente se o cliente não tiver o Market Serviço instalado em seu servidor: Dentro da pasta MARKET do servidor existe a pasta MANUTENCAOBASEPG com o executável "MarketManutencaoBasePG.exe". Esse programa realiza manutenções na base de dados de forma gradativa, dividido em níveis. (Para mais informações clique duas vezes no executável) Crie 4 agendamentos, para os níveis 1,2,3 e 5, conforme a imagem abaixo indica:
Para o Nível 1 agende os horários: 10:00, 15:00, 17:00 em todos os dias.
Para o Nível 2 agende os horários: 07:50, 12:00 em todos os dias.
Para o Nível 3 agende o horário: 21:00 em todos os dias menos no sábado.
Para o Nível 5 agende o horário: 20:00 aos sábados.
NOTA: Estas são sugestões de horários que podem ser alterados conforme a necessidade.
NOTA: Caso o sistema esteja muito lento por que não tinha os processos de manutenção agendados, dependendo da situação, será necessário bloquear os usuários e pelo PGAdmin rodar um "vacuum full reindex" em toda a base para ela voltar a normalidade.
Gestor \ Geral
Escrito por Josué Diniz Lourenço e revisado por Josué Diniz Lourenço em 21/12/2024.